domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sisu- Sistema de Seleção Unificada

Hello students,
How are you doing?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrição:
  • A inscrição acontece apenas em uma etapa, costuma ser em janeiro (as inscrições ficam abertas durante 4 dias), e segue as normas do edital, que sai no Diário Oficial;
  • Só participa quem fizer o último Enem e não ter tirado zero na Redação;
  • Precisará do número de inscrição e senha do Enem;
  • Nenhuma taxa é cobrada;
  • O candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções (primeira opção, o curso super desejado, a segunda opção é o curso que você também deseja fazer e pela nota do Enem você tem certeza que consegue), entre as vagas ofertadas pelas instituições que participam do Sisu. As universidades são de diversos lugares do Brasil. No ano passado, por exemplo, participaram 131 instituições públicas de ensino superior, num total de 238 mil vagas. 
Participa o candidato que não zerou a redação no Enem, porém, para conseguir uma vaga no curso X, Y, Z o candidato precisa ter tirado uma nota muito boa no Enem.

A concorrência pelas vagas são:
  • ampla concorrência, 
  • Lei de Cotas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012, 
  • vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Resultado do Sisu:
Na página do Sisu ou pelo telefone: 0800-616161.

Seleção:
A nota que você tirar no Enem, de acordo com o curso que você quer tem um peso maior. Um tratamento diferenciado é dado se for cotista, e ainda poderá haver um bônus por ter sido aluno da rede pública, mas tudo isso depende da instituição, da carreira e da nota final no Enem de acordo com a área do curso que você quer.   

Cada faculdade disponibilizará as vagas dos cursos. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). O candidato verá se tem a possibilidade de conseguir a vaga através da nota de corte necessária para fazer o curso X, naquela X faculdade. Onde ver as vagas ofertadas? Aqui.
É importante olhar todos os dias, pois a nota de corte muda ao longo do dia. 
Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

E se o aluno não conseguiu entrar na tão sonhada primeira opção, ele começa estudando na segunda opção e solicita entrar para a lista de espera para a primeira opção. 
Obs 1: De acordo com o site, em 2016
O período para o aluno manifestar interesse pela lista de espera foi de 30 de janeiro até às 23h59 do dia 10 de fevereiro. Não poderá participar o aluno que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção na chamada regular do Sisu.

Obs 2:
O Sisu faz dois processos seletivos, mas não necessariamente o que foi oferecido no primeiro semestre é obrigatório ter no segundo semestre.

Saiba mais sobre o Sisu:


E aí, entendeu um pouquinho, qualquer coisa estou por aqui. Comente, será um prazer ter o seu comentário aqui.  

0 comentários:

Postar um comentário