sábado, 4 de fevereiro de 2017

PAS/UNB- Programa de Avaliação Seriada

Hello students, I hope you are fine.

Falar do Pas é saber que às vezes muitas dúvidas de como funciona virá na mente de cada estudante, mas fica em paz, vai dar tudo certo.
Em Brasília, o Pas é feito para entrar na UNB, uma das universidades mais desejadas pelos alunos de Brasília e os de fora do DF também. Até estudantes de fora do Brasil querem estudar na UNB.
Em 1996 pude fazer o PAS 1, porém a family teve que ir para Goiás, onde terminei o Ensino Médio e fiz a minha faculdade UEG-Letras- Português/Inglês.
Bem, prestar o Pas 1 foi emocionante, na época ainda era o início e de lá pra cá muita coisa mudou, melhorou e muito.
 Meus professores do Ensino Médio eram incríveis e senso assim eu creio que fui bem no Pas 1, não me lembro, rsrs. O nervoso que deu na hora, a responsabilidade de ter que fazer uma prova correta, ahhh, isso eu me lembro, pois são muitas expectativas que vêm sobre o aluno. Expectativas não só da família, mas do próprio aluno. O importante é entender o processo de como funciona e ESTUDAR.

Como professora de Inglês, eu tento ao máximo ensinar o conteúdo que poderá cair na prova, claro, que cada prova é única e ninguém sabe o que será cobrado, em termos de atualidades, tendo um bom entendimento de Inglês não tem erro.

Let's understand all the process.
 


O Pas, assim como o Vestibular, é feito pela banca examinadora do Cespe. O Pas é dividido em e 3 etapas: Pas 1, 2 e 3. Cada um corresponde ao ano, o Pas 1 é feito no 1º ano, o Pas 2 no 2º ano e o Pas 3 no terceirão.

Imagem tirada aqui

1. A média final é feita com o cálculo das 3 provas. Sendo que cada nota tem o seu peso. A 1ª etapa tem peso 1 (nota x 1), a 2ª etapa tem peso 2 (nota x 2) e a 3ª etapa tem peso 3 (nota x 3). Com essa nota final você tentará entrar no curso desejado, veja a nota de corte do seu curso, mesmo que venha mudar a cada ano, para você ter uma base. OBS: A única etapa que você pode, porventura, deixar de fazer é a primeira, não fazendo você fica com a nota 0,0 no Pas 1. Vai ter que correr atrás do prejuízo na 2ª e 3ª etapa.

*A 1ª etapa possui 100 questões + redação
*A 2ª etapa possui 110 questões + redação
*A 3ª etapa possui 120 questões + redação 

2. As vagas são separadas em 50% para os alunos da Rede Pública e 50% para o Sistema Universal (Rede Particular). Mas há ressalvas nessas porcentagens:
  • Rede Pública= 50% - 25% para alunos renda abaixo de 1 salário mínimo e meio. Os outros 25% fica pra quem recebe acima de 1 salário mínimo e meio.
  • Rede Particular= 50% - 5% para as Cotas.
 Para 2017 haverá uma mudança nessa porcentagem, como mostra a imagem abaixo, segundo a explicação do professor Vinícius Elias:

Imagem tirada aqui

Ficando assim: 50% para o Pas ( 25% no início do ano e mais 25% no meio do ano). Seguem 25% para o Enem (Sisu) e 25% pelo ingresso através do Vestibular.

3. A média geral é de 100 itens e a prova é divida assim:
  • Parte 1- Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). As 3 provas vão estar seguidas, mas você só responde a que língua estrangeira que você escolheu, a numeração das questões é a mesma no Cartão-Resposta. Todas as provas tem o enunciado e as opções escritas na língua escolhida. Diferente do Enem, onde o enunciado é em Português (confort zone, kkkk).
  • Parte 2- Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia.
  • Parte 3- Redação. 
4. Estude a matriz de referência, já que é o norte para a prova. Ou seja, saiba o que vai ser cobrado, estude muito e leia as obras. Veja a matriz de referência aqui. Os subprogramas mostram as etapas do candidato, se ele está no terceiro ano em 2017, então ele fez o Pas 1 em????? 2015. Uhuuuuu!!! Então o subprograma será 2015-2017. Entendido?


O número de questões pode variar de acordo com o Subprograma. O Subprograma é triênio em em que o candidato fará a prova. Quem fez o Pas 1 em 2014, automaticamente fez o Pas 2 em 2015 e o Pas 3 em 2016, ou seja, o subprograma foi 2014-2016. No Caderno de Questões, mesmo no Pas 3 apareceu o subprograma 2014.

5. A prova tem 4 tipos:
  • Tipo A= C (certo) ou E (errado). Cada item marcado corretamente vale 1,0 ponto. Porém, se marcar incorretamente anula um item marcado corretamente. Na dúvida, deixe em branco. 
  • Tipo B= resposta numérica (CDU- centena, dezena e unidade). Vale 2,0 pontos. Se errar não perde nada.
  • Tipo C= Múltipla Escolha. Marcar apenas um item (A,B,C ou D). Cada item valerá 2,0 pontos e se errar perderá -0,667. 
  • Tipo D= Discursiva. Resposta construída, ou seja, item aberto. O valor é de até 3,0 pontos. Depende de como foi elaborada a resposta. Se nada foi escrito será atribuído nota  zero.
6. Redação:
  • Leia o tema da redação, se já tiver algo sobre o que escrever redija em poucos minutos, não fique na redação quando começar a prova, pois ao longo da prova o Cespe costuma colocar textos relacionados com o tema, que você não copiará para a sua redação, apenas te ajudará. Redação tem que ter autoria própria e não cópia. Faça pelo menos uma redação por semana para você ir aperfeiçoando. Peça para um professor ler e corrigir onde precisa melhorar.
  • Além disso, é preciso manter uma ideia coerente, coesa, sem se esquecer de conectar os parágrafos durante o desenvolvimento e fazer uma boa conclusão. 
  • Texto costuma ser dissertativo ou dissertativo-argumentativo em prosa. No máximo de 30 linhas. Porém, já teve outros tipo/gêneros textuais: Carta, Descritivo, Narrativo... Tem que estar preparado para o que poderá aparecer na redação.
  • Procure escrever bem, caso você perceba que não consegue escrever tão bem, não escreva as 30 linhas, pois perderá mais pontos pelo tanto de erros. Que tal você dedicar mais tempo em melhorar a sua forma de escrever? Peça ajuda a alguém que você confie falar sobre isso, sua professora de Português é uma dessas delas. Enriqueça a sua redação com argumentos contundentes e não esqueça de usar as conjunções e pontuações a seu favor. A gente gosta de falar isso e aquilo para alguém, mas na hora de dar sugestões para ajudar, nada. Cuidado, na redação, escreva o que poderia ser feito para minimizar o problema que o tema da redação fala. Nessa hora, você precisa dar a solução. 
  • Tem caráter eliminatório e classificatório. Tem que atingir pelo menos 25% da pontuação.
7. O candidato será eliminado se:
  • Faltar a 2ª etapa da prova;
  • Faltar a 3ª etapa da prova;
  • Tirar 0 ou menos na Parte I (língua estrangeira) da 3ª etapa;
  • Tirar 0 ou menos na Parte II (restante da prova) da 3ª etapa;
  • Se o candidato não atingir 40% da soma das notas da redação será eliminado. OBS: Como é somatório, mesmo se o candidato zerar a redação na primeira fase ele não é eliminado. Poderá fazer continuar nas outras etapas.
 Vamos falar da inscrição e tal:
  • Leia o Edital, não fique com preguiça de lê-lo. Além disso, leia o Guia do Pas.

    • A inscrição é feita no site por volta de setembro. Em 2016 cobrou-se a taxa de inscrição de R$120,00 (cento e vinte reais), mas tem como tentar a isenção.
    • A isenção do pagamento da taxa poderá ser solicitada caso o candidato se enquadre em uma das possibilidades previstas nos editais. Poderão ser isentos os candidatos hipossuficientes que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem de família de baixa renda, de acordo com o Decreto nº 6.135/2007. Também poderão ser isentos os candidatos assegurados pela Lei nº 5.696/2016, que, cumulativamente, comprovem ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, e tenham frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas. *Para os candidatos inscritos na terceira etapa, ainda há a possibilidade de isenção de taxa de inscrição por meio da Lei nº 12.799/2013.
    • No ato da inscrição precisa anexar uma foto colorida atualizadíssima, com fundo branco, mostrando a cabeça descoberta e o tronco.
    • O papel da inscrição não tem o local ainda, por favor, acompanhe a sua vida de candidato do Pas para não perder os prazos, informações, local, dia, tudoooooo. Não esqueça de comprar a caneta da cor certa, levar o documento de identificação com foto, não rasure o Cartão-Resposta. 
    • Em 2016, as provas começaram às 13:00 (horário de Brasília-DF). Por favor, não tente ser o famoso por não ter chegado na hora. Antes até que acontecia por algum motivo ou outro, porém, há anos que já ficou chato isso. Organize-se.  
    • Tempo de prova: 5 horas de duração.
    • A ordem de quem faz a prova é: Pas 3 (finalzinho de novembro), Pas 2 e 1 (início de dezembro).
    • O terceirão faz primeiro porque eles precisam saber a nota para tentar ingressar na faculdade. A nota do Pas 3 costuma sair no início de janeiro.
    • O telefone 61-3448-0100 é para o atendimento ao candidato- das 7:30 às 20:30.
Para escrever as informações eu assisti o vídeo abaixo, do professor Vinícius Elias, que é muito bem explicativo, e incrementei com outras informações que fui recolhendo das minhas navegações na net e conversando com quem poderia me ajudar. Se você quiser, assista também.


Quero finalizar com dicas super importantes da minha ex aluna, juntamente 
com o Alisson (her love): 


      Durante os anos letivos o aluno vai se preparando para o Pas, Enem..., e uma das ferramentas que mais ajudou a Stephane Ângela do 3ºK/2016 foi a Internet. 
Para ela:

  • O aluno não pode ficar parado, resolvendo exercícios fáceis, longe da realidade do que cai na prova, isso gera desmotivação, os professores precisam tirar o aluno da zona de conforto, a motivação tem que vir da escola, com exercícios para casa, trabalhar os conteúdos programáticos mesmo.  Quando o aluno chegar da escola, precisará continuar esse estudo em casa, isso é de suma importância, segundo ela.
  • Use a net a seu favor. Visite bons sites, se for preciso, baixe livros que vão enriquecer as aulas dos seus professores, às vezes os livros adotados pelas escolas não são bons, pergunte os professores quais livros eles indicariam. 
  • Resolva as questões de provas anteriores  e procure ver as resoluções de questões com comentários também. 
  • Se você tiver condição, compre materiais voltados para o Pas e/ou faça um bom cursinho.
  • Se tiver alguma dúvida faça parte de um grupo no Facebook da universidade que você quer estudar. Esse grupo aqui é sobre Pas/UNB.  
  • Em suma, ESTUDE. 
  • Tente ver com a Direção e Coordenação da escola se os objetivos e conteúdos para o Pas, Enem estão sendo ministrados em sala por todos os professores. Para ela, quando tudo isso é feito e o aluno passa na faculdade, verdadeiramente, o trabalho letivo de TODOS foi feito e o mérito será de todos. Se um não faz, prejudica não só o aluno, mas o desempenho da escola. 

Thanks Stephane e Alisson, pelas dicas tão preciosas.


A Stephane, pelo esforço dela e de quem de fato a ajudou, passou na UNB para Ciências Biológicas. Novamente, Congrats, por essa conquista!
  
Não deixe de ver os outros posts que explicarei sobre o Sisu, Prouni....

Ótima prova a todos em 2017. Qualquer obs é só escrever no comment.
See you.

0 comentários:

Postar um comentário