quinta-feira, 9 de março de 2017

Cotas e SisUnB- por Marcos Gomes

Hi student,
I hope you're great.

Convidei um dos meus ex-alunos para falar sobre Cotas e fiquei feliz que ele explicará também sobre SisUnB. Conhece?

Eu tive a honra de dar aula para esse aluno em 2016, no terceirão K. Em sala de aula, quem o conheceu, viu que ele era de um coração grandioso, ajudava quem precisava, fazia quem estar perto dele sorrir e é claro que eu gostava de falar do estilo dele de se vestir, rsrs. Pois bem, em 2017 veio a resposta sobre o PAS, e ele conseguiu entrar na UNB, Medicina Veterinária.
Com vocês, Marcos Gomes, explicando sobre Cotas e SisUnB.

VAGAS

O sistema de Cotas funciona assim: A Unb divide as vagas do PAS em três sistemas: as vagas para alunos declarados negros, as vagas para alunos do sistema universal e as vagas para alunos de escola pública.

- As vagas para os alunos declarados negros é o equivalente a 5% por cento das vagas totais. Esse sistema fica dentro do Sistema Universal, então há alunos negros de escolas particulares, por exemplo.

- O Sistema Universal é o mais concorrido e com notas maiores, possui 45% das vagas totais. Nele podem concorrer alunos de qualquer etnia, de qualquer estado do Brasil e de qualquer escola (pública ou privada).


- As vagas destinadas a Alunos de Escola Pública são separadas em mais 4 sistemas. Com a somatória das vagas sendo igual a 50% do total.
* Vagas para alunos com renda per capita MENOR OU IGUAL a 1,5 salário mínimo e que se declaram PPI (preto, pardo ou indígena);
* Vagas para alunos com renda per capita MENOR OU IGUAL a 1,5 salário mínimo e que se NÃO declaram PPI (preto, pardo ou indígena);
* Vagas para alunos com renda per capita MAIOR que 1,5 salário mínimo e que se declaram PPI (preto, pardo ou indígena);
* Vagas para alunos com renda per capita MAIOR que 1,5 salário mínimo e que NÃO se declaram PPI (preto, pardo ou indígena).

Obs: O salário mínimo, com vigência em 01/01/2017, é de R$937. Então, para concorrer as vagas com renda per capita menor que 1,5 salário mínimo, cada pessoa da família tem que ter uma renda menor ou igual a R$1.405,5.

As formas de entrada na Universidade de Brasília são por meio do ENEM, do Vestibular tradicional realizado uma vez no meio do ano e pelo PAS, que é realizado 3 vezes ao decorrer do Ensino Médio. Antigamente, do total das vagas ofertadas em um ano, 50% era do Vestibular, 25% era do PAS e 25% do ENEM, mas em 2017 houve uma mudança considerável, agora em vez de 50% das vagas serem destinadas ao vestibular, elas são destinadas ao PAS.



SisUnB

Ao todo o SisUnB (um sistema de seleção baseado no SISU do MEC) entrou em funcionamento 2 vezes, uma no ingresso de alunos do vestibular de 2016 e a outra em 2017 para ingresso de alunos que fizeram o PAS. Funciona da seguinte forma, ao realizar a inscrição na 3° etapa do PAS, o estudante terá que selecionar o curso que tem em mente, após a realização das provas e quando já estiverem corrigidas provas e redação (com prazo de entrada com recurso encerrado) o sistema divulgará as notas de corte e maiores notas atingidas de cada curso e em cada sistema de concorrência. O sistema permitirá que o aluno depois ter tido contato com seu argumento final e ter visto as médias de cada curso, possa trocar ou permanecer na sua opção inicial.

Exemplo: João que estava concorrendo no sistema de alunos de escola pública com renda per capita menor que 1,5 salário mínimo e não declarado PPI, viu que seu argumento (nota) final foi de 17 pontos positivos, ele almejava o curso de Fonoaudiologia. Quando acessou o SisUnB e checou as pontuações, percebeu que seu argumento o poderia classificar no curso que já queria, afinal a nota mínima (corte) do curso era menor que o seu argumento.


Porém, não o poderia classificar em Medicina, já que a nota mínima do curso era bem superior ao argumento de João.


João percebeu também que a nota mínima no curso Direito era menor que seu argumento, então resolveu mudar sua opção de Fonoaudiologia para Direito (Noturno).


Obrigada Marcos, pelos esclarecimentos. É sempre bom contar com a sua ajuda. 

A quem interessar, O Marcos faz parte como um dos administradores do grupo no Facebook PAS/Vestibular/ UNB e Enem. Lá, ele tem tirado várias dúvidas de como funcionam o Pas, SisUnB, Enem e tudo relacionado a esses temas.   

Escrito por Marcos Gomes. 

0 comentários:

Postar um comentário