O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um sistema online criado em 2004, onde têm as vagas de bolsas de estudo (50 ou 100%) em cursos de graduação em universidades particulares, sendo que nem todas participam do programa. O dinheiro pago pelo governo federal você não vai ter que devolvê-lo, como funciona no Fies. São mais de 214 mil bolsas oferecidas pelas universidades particulares no Brasil.
Inscrição e Requisitos:
Ter participado do último Enem e não ter zerado na redação.
A inscrição é gratuita e já acontece no final de janeiro e início de fevereiro (4 dias para se inscrever), no site do Prouni;
Precisará dos dados do candidato usados no site do Enem (usuário e senha), além de completar com: nome completo, endereço, idade...responder um questionário sobre a vida socioeconômica do candidato e da família.
Tem cotas para negros, índios, pardos, deficientes, sendo que todos concorrem em uma cota só, não há a separação pelo grupo.
Podem concorrer a vaga professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Escolha a bolsa de acordo com a renda familiar bruta (per capita):
* de até 3 salários mínimos para concorrer a bolsa de 50%;
* de até 1 salário mínimo e meio para concorrer a bolsa de 100%;
Se inscreva em dois cursos:
*A primeira opção é o seu sonho, a segunda opção é aquele que pela nota de corte, você tem certeza que vai conseguir; Durante os 4 dias que a inscrição fica aberta você pode trocar de curso, sendo que a última é a que ficará em definitivo.
Conseguindo a vaga tudo o que foi falado no questionário precisa ser comprovado (documentação);
Ter estudado em escola pública durante todo o Ensino Médio ou então ter sido bolsista integral em escola particular todo o Ensino Médio. Ou a junção dos dois, por exemplo, ter feito a metade na escola pública e o restante na particular, sendo bolsista, e vice-versa.
Não pode participar do Prouni quem, mesmo ter estudado em escola pública, mas já tem curso superior.
Não pode estar matriculado em algum curso e nem ter sido contemplado pelo Sisu.
Notas e Vagas:
Para cada curso é feita a média da nota, que é o somatório das 5 notas dos e dividido por 5. Notas que o candidato tirou no caderno de:
* Ciências Humanas e Suas Tecnologias
* Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
* Códigos e Linguagens e Suas Tecnologias
* Matemática e Suas Tecnologias
* Redação (não pode ter zerado)
************* No mínimo 450 pontos na média das notas.*************
A nota de corte de cada curso costuma ser de acordo com o 5º colocado na lista do curso. A nota oscila durante todo o dia, ao final de cada dia é feito uma nova nota de corte.
Algumas universidades olham o peso por área para aquele curso específico;
Se a instituição desejar fazer algo além do que o uso da nota no Prouni não poderá cobrar nada ao candidato.
Se acontecer de ter empate há critérios para o desempate: O candidato que tirou a melhor nota na prova de:
* Redação
* Códigos e Linguagens e Suas Tecnologias
* Matemática e Suas Tecnologias
* Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
* Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Se a instituição não conseguir fechar a turma e você conseguiu a bolsa, infelizmente, você perderá a bolsa. OBS: os candidatos reprovados por não formação de turma continuarão a concorrer na chamada seguinte. Caso não sejam pré-selecionados, podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni.
O curso que o candidato foi aprovado deve ter no minimo 6 semestres de duração e com 6 horas de aula por dia.
Exemplo: Passou em uma universidade e está cursando em 3 meses pagando 50% o curso, mas ela está na lista de espera no Prouni. Foi chamada no Prouni, então a faculdade devolverá o valor pago.
É de suma importância você manter a bolsa, passar nas matérias em 75%.
A bolsa precisa ser renovada todo ano, não esquecer, senão você perderá a bolsa.
OBS:
É feita a primeira chamada, segue a comprovação das informações
Depois virá a segunda chamada e segue a comprovação das informações
E se o candidato quiser participar da lista de espera deverá ser feito no período anunciado no cronograma no site do Prouni.
Matrícula
-Site do Prouni
-Site da universidade que você passou;
-Marcar uma entrevista com uma assistente social para comprovar se você realmente merece a bolsa.
Se ainda restou alguma dúvida não deixe de comentar.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Inscrição:
A inscrição acontece apenas em uma etapa, costuma ser em janeiro (as inscrições ficam abertas durante 4 dias), e segue as normas do edital, que sai no Diário Oficial;
Só participa quem fizer o último Enem e não ter tirado zero na Redação;
Precisará do número de inscrição e senha do Enem;
Nenhuma taxa é cobrada;
O candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções (primeira opção, o curso super desejado, a segunda opção é o curso que você também deseja fazer e pela nota do Enem você tem certeza que consegue), entre as vagas ofertadas pelas instituições que participam do Sisu. As universidades são de diversos lugares do Brasil. No ano passado, por exemplo, participaram 131 instituições públicas de ensino superior, num total de 238 mil vagas.
Participa o candidato que não zerou a redação no Enem, porém, para conseguir uma vaga no curso X, Y, Z o candidato precisa ter tirado uma nota muito boa no Enem.
A concorrência pelas vagas são:
ampla concorrência,
Lei de Cotas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012,
vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
A nota que você tirar no Enem, de acordo com o curso que você quer tem um peso maior. Um tratamento diferenciado é dado se for cotista, e ainda poderá haver um bônus por ter sido aluno da rede pública, mas tudo isso depende da instituição, da carreira e da nota final no Enem de acordo com a área do curso que você quer.
Cada faculdade disponibilizará as vagas dos cursos. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). O candidato verá se tem a possibilidade de conseguir a vaga através da nota de corte necessária para fazer o curso X, naquela X faculdade. Onde ver as vagas ofertadas? Aqui.
É importante olhar todos os dias, pois a nota de corte muda ao longo do dia.
Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
E se o aluno não conseguiu entrar na tão sonhada primeira opção, ele começa estudando na segunda opção e solicita entrar para a lista de espera para a primeira opção.
O período para o aluno manifestar interesse pela lista de espera foi de 30 de janeiro até às 23h59 do dia 10 de fevereiro. Não poderá participar o aluno que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção na chamada regular do Sisu.
Obs 2:
O Sisu faz dois processos seletivos, mas não necessariamente o que foi oferecido no primeiro semestre é obrigatório ter no segundo semestre.
Saiba mais sobre o Sisu:
E aí, entendeu um pouquinho, qualquer coisa estou por aqui. Comente, será um prazer ter o seu comentário aqui.
O Enem foi criado em 1998, na intenção de ver a eficácia do Ensino Médio brasileiro, como foi crescendo se tornou o segundo maior exame do planeta, ficando atrás só das provas aplicadas na China. Ele é aplicado todo final de ano e abrange não só os alunos que estão concluindo o Ensino Médio, mas quem já concluiu. A nota do Enem é usada para quem deseja ingressar em uma universidade pública federal através do Sisu ou nas particulares através de bolsa ou financiamento através dos programas Prouni ou Fies.
É preciso ficar atento a alguma mudança anunciada pelo MEC e INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O INEP elabora e aplica as provas.
O Enem acontece em dois dias, mas devido a uma Consulta Pública, que ficou disponível para ser respondida desde 18 de janeiro a 17 de fevereiro de 2017, onde precisa apenas da identificação do nome completo, CPF e email, além de responder a 3 perguntas objetivas e uma discursiva. Segue o que estava na Consulta Pública:
01.
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio deverá:
( ) manter o formato atual (2 dias);
( ) ser realizada em um único dia (Até 100 questões e redação, com 5h30 de duração).
02.
Caso o Exame continue sendo aplicado em 2 (dois) dias, qual formato deverá ser adotado: *em qualquer formato será mantida a redação.
( ) aplicação no domingo e na segunda-feira, sendo esta feriado escolar;
( ) aplicação em dois domingos seguidos;
( ) manter o formato atual (sábado e domingo).
03
Você acha que a aplicação do Enem deverá ser realizada em computador?
( ) Sim
( ) Não
04
Se você tem alguma sugestão para o aprimoramento do Enem.
Eu respondi e ainda pedi para enviarem as minhas respostas para o meu email. Em menos de 1 hora que a consulta estava no ar, já havia recebido 10 mil repostas. Atenção a pergunta 03, pois se realmente for aprovada, não seria para as provas aplicadas em 2017, pois demanda infraestrutura e modificação do sistema, seria para o Enem posterior.
Mudanças já para o Enem 2018, aplicado em 2017.
A única modificação já confirmada pelo governo para o Enem 2017 é eliminar a função de certificação de conclusão do ensino médio. A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Rigor na correção da redação, pois segundo o site Enem 2018, para evitar as receitas de macarrão e hinos de clubes de futebol.
Inscrição:
A partir da primeira quinzena de maio, e cuidado, está previsto já encerrarem em maio mesmo. A inscrição será feita no site oficial do exame. No ato da inscrição é necessário disponibilizar diversos dados ao sistema, como histórico escolar e dados socioeconômicos, tanto pessoais quanto do grupo familiar, alem disso, o candidato poderá escolher a cidade e o Estado que deseja fazer a prova. Caso a inscrição funcione como foi no Enem do ano passado ficaria assim: para os alunos que concluirão o ensino médio em 2017 a inscrição é livre de taxa. Porém, para os alunos do 2º ano, que prestarão o exame apenas como treineiros e para aqueles que já concluíram o ensino médio, a taxa no ano passado foi de R$63,00. Se o inscrito não puder pagar a taxa, na primeira semana é possível solicitar a isenção através do envio do formulário e uma declaração de hipossuficiência, ou seja, uma declaração de pobreza, onde o candidato alega que o pagamento pode prejudicar o sustento da família.
Matérias e Disciplinas do Enem:
Segundo o site, há dúvidas sobre o que poderá ser cobrado no exame devido a reforma do Ensino Médio, pois a proposta prevê que a carga horária de aulas seja aumentada e que os estudantes tenham uma grade curricular fixa apenas na primeira metade do curso e na outra metade o estudante poderá escolher cursar matérias que influenciem diretamente na sua opção de curso superior. E os alunos que não sabem o que vão cursar???
O governo afirmou que a nova BNCC deve ser discutida e aprovada até meados de 2018. A BNCC ou Base Nacional Curricular Comum é o que regulamenta as matérias que serão obrigatórias para todos os alunos das escolas brasileiras.
No Enem anterior as matérias e disciplinas foram:
Ciências Humanas e suas tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Ciências da Natureza e suas tecnologias. Química, Física e Biologia;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Matemática e suas tecnologias. Matemática.
Ao todo, são 180 questões de múltipla escolha. Cada uma das áreas conta com 45 questões objetivas, com cinco alternativas cada (A – E). A propósito, a matriz de referência do Enem é disponibilizado no site, para quem quer ver a da última edição está aqui, porém abaixo tem um resumo do que foi cobrado no Enem 2017, segundo o site.
Em Linguagens, por exemplo, as competências exigem a aplicação das tecnologias da comunicação e da informática, conhecimento e uso de línguas estrangeiras modernas (inglês e espanhol), compreensão e utilização da linguagem corporal e da arte, análise e interpretação de recursos expressivos das linguagens, compreensão e utilização dos sistemas simbólicos, confronto de opiniões, língua portuguesa como língua materna e impacto das tecnologias da comunicação e da informação na vida pessoal e social.
Na área de Matemática, números naturais, inteiros, racionais, reais, conhecimento geométrico, grandezas, medidas, variáveis socioeconômicas e técnico-científicas, interpretação de gráficos e tabelas, além de amostras de cálculos e probabilidade.
As áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas abordam, em geral, conhecimentos sobre as respectivas ciências, variando de química e biologia até história e geografia.
Os detalhes de cada uma das áreas são abordados por completo na matriz de referência.
Redação:
Além das quatro provas de conhecimentos o Enem 2018 terá também a prova de Redação. Na prova de Redação o candidato deve através de tema e textos de apoio fornecidos pela organização do Exame. A prova de Redação terá peso fundamental na composição final da nota obtida.
O tema da redação do Enem 2017 será mantido em sigilo total até o momento de aplicação das provas do domingo. Geralmente, a organização escolhe um assunto do cotidiano recente. Desta maneira, é essencial acompanhar os noticiários através da televisão, jornais, rádios, revistas e internet.
Na redação dissertativa, o estudante precisa demonstrar conhecimento sobre o assunto em questão, apontando as causas e consequências dos eventuais problemas abordados. Além disso, é necessário propor soluções e alternativas para a correção do assunto. Por tudo isso, sai na frente dos concorrentes aquele estudante que, além de ficar antenado às notícias cotidianas, pratica o desenvolvimento de dissertações com os assuntos mais relevantes.
Aplicação:
O Enem 2018 será aplicado em novembro e/ou de 2017, caso não haja mudança continuará sendo em dois dias, sábado e domingo. O local das provas será divulgado pelo Inep.
Os candidatos receberão em seus emails, a partir de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018. Neste cartão constam as informações básicas, como número de inscrição e opção de língua estrangeira, além do local onde o candidato fará as provas. O Cartão de Confirmação poderá ser acessado no site oficial do exame, precisará do CPF e senha.
-Sábado (1º dia):Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30
-Domingo (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.Tempo para a prova: 5h30
Correção do exame:
Segundo o site, cada matéria terá questões com diferentes níveis de dificuldade: baixo, médio e alto. A correção das provas do Enem 2017, aplicado em 2016, levou em conta tais níveis, além do número de acertos. Quem chutar muitas questões, acertando mais perguntas difíceis do que fáceis, por exemplo, será mais penalizado do que aqueles que apresentarem uma resolução mais consistente, com uma maior quantidade de acertos nas fáceis do que nas difíceis.
Porém, pelo que eu assisti em vídeos no Youtube é que a correção tem pontuações diferentes por área, E não por questão fácil ou difícil.
Assista os vídeos a seguir:
Como é feita a nota do Enem:
Quando você faz o Enem vem a dúvida de quanto vale cada questão ou como fazem o cálculo. Bem, no vídeo tem a teoria TRI- teoria de resposta ao item.
O Enem não vê só a quantidade, mas quais questões você acertou, isso define o peso. A nota mínima do Enem não é zero ou a máxima não é mil. A nota mínima é 250, 280, para quem errou tudo ou deixou em branco. Em Linguagens e Códigos, por exemplo, é 800 para quem acertou tudo.
Método de correção de prova estilo americano é o peso nas questões mais fáceis e nas difíceis. Tem como saber o nível de conhecimento do candidato que faz o Enem através das questões que ele errou ou acertou.
Se ele errou as fáceis e acertou as difíceis, isso mostra que ele deve ter chutado. Porque, como é que ele acerta as difíceis e erra as fáceis? Há incoerência e com isso a nota será baixa. O Enem quer ver se pelo menos as fáceis o candidato acerta, claro que se você chutou uma difícil e acertou, ótimo, você ganhará ponto por isso, mas pleaseeeeeeeeee, acerte as fáceis. Interprete a prova e descubra o que aquela questão quer.
Dicas:
O rapaz do vídeo acima fez o Enem e as notas dele foram a seguinte:
-Ciências da Natureza- acertou 40, nota 761,4
-Ciências Humanas- acertou 35, nota 673,6
-Linguagens- acertou 32, nota 687,8
-Matemática- acertou 39 , nota 918,6
-Redação- 880
Média 784 (soma de todas as notas e divide por 5).
Então, atenção ao curso que você quer fazer, pois a sua dedicação precisa ser maior a cada dia, para que a sua nota de corte seja ótimaaaaaaa. Leia muito, assista jornais e estude muitoooooooo.
Assista esse vídeo aqui também, gostei bastante das informações:
As expectativas de muitos alunos, seja do CEM 02 ou de qualquer outra escola de Ensino Médio, são de conseguir concluir o Ensino Médio, além disso, de seguir imediatamente para a faculdade. Fiquei super feliz ao ver que foram poucos da Class of 2016 que não concluíram o Ensino Médio. Infelizmente, foram poucos que conseguiram entrar para uma universidade de imediato, mas creio que muitos ainda irão pelo Sisu ou Prouni, e ainda tem o Fies.
Mas vamos ver sobre o Pas, em 2015, a escola teve a alegria de receber a notícia que 44 alunos, que concluíram em 2014, tinham passado na UNB.
Em 2016, alunos de 2015, foram 86, e em 2017, alunos de 2016, foram 50.
Abaixo estão os cursos e a quantidade de alunos em cada um:
Arquivologia- 1
Administração- 2
Agronomia- 1
Arquitetura e Urbanismo- 1
Biotecnologia- 2
Biblioteconomia- 2
Ciências Contábeis- 2
Ciências Biológicas- 3
Ciência da Computação- 2
Ciências Econômicas- 1
Ciências Sociais- 2
Direito- 1
Educação Física- 2
Engenharia- 1
Engenharias- 4
Enfermagem- 1
Fonoaudiologia- 2
Farmácia- 2
Geografia- 1
Gestão Pública- 1
História- 2
Línguas Estrangeiras Aplicadas- 1
Letras/Português- 1
Medicina Veterinária- 1
Pedagogia- 1
Psicologia- 1
Química- 2
Terapia Ocupacional- 2
Teoria, Critica e História da Arte- 1
Estou muito feliz por cada um deles que com muita disposição correram atrás desse sonho. Muitas vezes deixaram de fazer outras coisas para investir o dinheiro em um bom material de estudo ou pagaram um cursinho, e a recompensa desse esforço veio. Congrats for all. Class of 2016/ CEM 02.
3ºH- Alessandro Almeida, Vanessa Oliveira, Mayara Rosa, Andressa Gomes, Bianca Klava, Rebeca Mamede e Vitor da Silva
3º I- Stefany Alves, Artur Firmino, Brenda Sousa, Caroline Félix, Ruthison Tharley, Samara Ferraz e Stefânia Alves
3ºJ- Gustavo Lima, André Felipe, Leonardo Borges, Antônio Marcos, Isabella Eduarda e Rebeca Alves
3ºK- Maria Thaís, Marcos Gomes, Lucas Torres, Bruno Victor, Fábio Barbosa, Jean Michel, Stephane Ângela, Jonathas Pereira, Sophia Laura, Marcelo da Silva e Pollyana Barros
3ºL- Kamila Dias
Aqui tem o nome de 46, cadê os outrossss, rsrs.
Futuramente, eu colocarei os nomes dos alunos acima no curso que eles escolheram, mas por segurança, não o farei nesse momento. Volta aqui depois e confira.
Falar do Pas é saber que às vezes muitas dúvidas de como funciona virá na mente de cada estudante, mas fica em paz, vai dar tudo certo.
Em Brasília, o Pas é feito para entrar na UNB, uma das universidades mais desejadas pelos alunos de Brasília e os de fora do DF também. Até estudantes de fora do Brasil querem estudar na UNB.
Em 1996 pude fazer o PAS 1, porém a family teve que ir para Goiás, onde terminei o Ensino Médio e fiz a minha faculdade UEG-Letras- Português/Inglês.
Bem, prestar o Pas 1 foi emocionante, na época ainda era o início e de lá pra cá muita coisa mudou, melhorou e muito.
Meus professores do Ensino Médio eram incríveis e senso assim eu creio que fui bem no Pas 1, não me lembro, rsrs. O nervoso que deu na hora, a responsabilidade de ter que fazer uma prova correta, ahhh, isso eu me lembro, pois são muitas expectativas que vêm sobre o aluno. Expectativas não só da família, mas do próprio aluno. O importante é entender o processo de como funciona e ESTUDAR.
Como professora de Inglês, eu tento ao máximo ensinar o conteúdo que poderá cair na prova, claro, que cada prova é única e ninguém sabe o que será cobrado, em termos de atualidades, tendo um bom entendimento de Inglês não tem erro.
Let's understand all the process.
O Pas, assim como o Vestibular, é feito pela banca examinadora do Cespe. O Pas é dividido em e 3 etapas: Pas 1, 2 e 3. Cada um corresponde ao ano, o Pas 1 é feito no 1º ano, o Pas 2 no 2º ano e o Pas 3 no terceirão.
1. A média final é feita com o cálculo das 3 provas. Sendo que cada nota tem o seu peso. A 1ª etapa tem peso 1 (nota x 1), a 2ª etapa tem peso 2 (nota x 2) e a 3ª etapa tem peso 3 (nota x
3). Com essa nota final você tentará entrar no curso desejado, veja a nota de corte do seu curso, mesmo que venha mudar a cada ano, para você ter uma base. OBS: A única etapa que você pode, porventura, deixar de fazer é a primeira, não fazendo você fica com a nota 0,0 no Pas 1. Vai ter que correr atrás do prejuízo na 2ª e 3ª etapa.
*A 1ª etapa possui 100 questões + redação
*A 2ª etapa possui 110 questões + redação
*A 3ª etapa possui 120 questões + redação
2. As vagas são separadas em 50% para os alunos da Rede Pública e 50% para o Sistema Universal (Rede Particular). Mas há ressalvas nessas porcentagens:
Rede Pública= 50% - 25% para alunos renda abaixo de 1 salário mínimo e meio. Os outros 25% fica pra quem recebe acima de 1 salário mínimo e meio.
Rede Particular= 50% - 5% para as Cotas.
Para 2017 haverá uma mudança nessa porcentagem, como mostra a imagem abaixo, segundo a explicação do professor Vinícius Elias:
Ficando assim: 50% para o Pas ( 25% no início do ano e mais 25% no meio do ano). Seguem 25% para o Enem (Sisu) e 25% pelo ingresso através do Vestibular.
3. A média geral é de 100 itens e a prova é divida assim:
Parte 1- Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). As 3 provas vão estar seguidas, mas você só responde a que língua estrangeira que você escolheu, a numeração das questões é a mesma no Cartão-Resposta. Todas as provas tem o enunciado e as opções escritas na língua escolhida. Diferente do Enem, onde o enunciado é em Português (confort zone, kkkk).
Parte 2- Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia.
Parte 3- Redação.
4. Estude a matriz de referência, já que é o norte para a prova. Ou seja,
saiba o que vai ser cobrado, estude muito e leia as obras. Veja a matriz de referência aqui. Os subprogramas mostram as etapas do candidato, se ele está no terceiro ano em 2017, então ele fez o Pas 1 em????? 2015. Uhuuuuu!!! Então o subprograma será 2015-2017. Entendido?
O número de questões pode variar de acordo com o Subprograma. O Subprograma é triênio em em que o candidato fará a prova. Quem fez o Pas 1 em 2014, automaticamente fez o Pas 2 em 2015 e o Pas 3 em 2016, ou seja, o subprograma foi 2014-2016. No Caderno de Questões, mesmo no Pas 3 apareceu o subprograma 2014.
5. A prova tem 4 tipos:
Tipo A= C (certo) ou E (errado). Cada item marcado corretamente vale 1,0 ponto. Porém, se marcar incorretamente anula um item marcado corretamente. Na dúvida, deixe em branco.
Tipo B= resposta numérica (CDU- centena, dezena e unidade). Vale 2,0 pontos. Se errar não perde nada.
Tipo C= Múltipla Escolha. Marcar apenas um item (A,B,C ou D). Cada item valerá 2,0 pontos e se errar perderá -0,667.
Tipo D= Discursiva. Resposta construída, ou seja, item aberto. O valor é de até 3,0 pontos. Depende de como foi elaborada a resposta. Se nada foi escrito será atribuído nota zero.
6. Redação:
Leia o tema da redação, se já tiver algo sobre o que escrever redija em poucos minutos, não fique na redação quando começar a prova, pois ao longo da prova o Cespe costuma colocar textos relacionados com o tema, que você não copiará para a sua redação, apenas te ajudará. Redação tem que ter autoria própria e não cópia. Faça pelo menos uma redação por semana para você ir aperfeiçoando. Peça para um professor ler e corrigir onde precisa melhorar.
Além disso, é preciso manter uma ideia coerente, coesa, sem se esquecer de conectar os parágrafos durante o desenvolvimento e fazer uma boa conclusão.
Texto costuma ser dissertativo ou dissertativo-argumentativo em prosa. No máximo de 30 linhas. Porém, já teve outros tipo/gêneros textuais: Carta, Descritivo, Narrativo... Tem que estar preparado para o que poderá aparecer na redação.
Procure escrever bem, caso você perceba que não consegue escrever tão bem, não escreva as 30 linhas, pois perderá mais pontos pelo tanto de erros. Que tal você dedicar mais tempo em melhorar a sua forma de escrever? Peça ajuda a alguém que você confie falar sobre isso, sua professora de Português é uma dessas delas. Enriqueça a sua redação com argumentos contundentes e não esqueça de usar as conjunções e pontuações a seu favor. A gente gosta de falar isso e aquilo para alguém, mas na hora de dar sugestões para ajudar, nada. Cuidado, na redação, escreva o que poderia ser feito para minimizar o problema que o tema da redação fala. Nessa hora, você precisa dar a solução.
Tem caráter eliminatório e classificatório. Tem que atingir pelo menos 25% da pontuação.
7. O candidato será eliminado se:
Faltar a 2ª etapa da prova;
Faltar a 3ª etapa da prova;
Tirar 0 ou menos na Parte I (língua estrangeira) da 3ª etapa;
Tirar 0 ou menos na Parte II (restante da prova) da 3ª etapa;
Se o candidato não atingir 40% da soma das notas da redação será eliminado. OBS: Como é somatório, mesmo se o candidato zerar a redação na primeira fase ele não é eliminado. Poderá fazer continuar nas outras etapas.
Vamos falar da inscrição e tal:
Leia o Edital, não fique com preguiça de lê-lo. Além disso, leia o Guia do Pas.
A inscrição é feita no site por volta de setembro. Em 2016 cobrou-se a taxa de
inscrição de R$120,00 (cento e vinte reais), mas tem como tentar a
isenção.
A isenção do pagamento da taxa poderá ser solicitada caso o candidato se
enquadre em uma das possibilidades previstas nos editais. Poderão ser
isentos os candidatos hipossuficientes que estiverem inscritos no
Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e
forem de família de baixa renda, de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.
Também poderão ser isentos os candidatos assegurados pela Lei nº
5.696/2016, que, cumulativamente, comprovem ter renda familiar per
capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, e tenham frequência
igual ou superior a 75% das aulas ministradas. *Para os candidatos inscritos na terceira etapa, ainda há a possibilidade
de isenção de taxa de inscrição por meio da Lei nº 12.799/2013.
No ato da inscrição precisa anexar uma foto colorida atualizadíssima, com fundo branco, mostrando a cabeça descoberta e o tronco.
O papel da inscrição não tem o local ainda, por favor, acompanhe a sua
vida de candidato do Pas para não perder os prazos, informações, local,
dia, tudoooooo. Não esqueça de comprar a caneta da cor certa, levar o documento de identificação com foto, não rasure o Cartão-Resposta.
Em 2016, as provas começaram às 13:00 (horário de Brasília-DF). Por favor, não tente ser o famoso por não ter chegado na hora. Antes até que acontecia por algum motivo ou outro, porém, há anos que já ficou chato isso. Organize-se.
Tempo de prova: 5 horas de duração.
A ordem de quem faz a prova é: Pas 3 (finalzinho de novembro), Pas 2 e 1 (início de dezembro).
O terceirão faz primeiro porque eles precisam saber a nota para tentar ingressar na faculdade. A nota do Pas 3 costuma sair no início de janeiro.
O telefone 61-3448-0100 é para o atendimento ao candidato- das 7:30 às 20:30.
Para escrever as informações eu assisti o vídeo abaixo, do professor Vinícius Elias, que é muito bem explicativo, e incrementei com outras informações que fui recolhendo das minhas navegações na net e conversando com quem poderia me ajudar. Se você quiser, assista também.
Quero finalizar com dicas super importantes da minha ex aluna, juntamente
com o Alisson (her love):
Durante
os anos letivos o aluno vai se preparando para o Pas, Enem..., e uma das ferramentas que mais ajudou a Stephane Ângela do 3ºK/2016 foi a Internet. Para ela:
O aluno não pode ficar parado, resolvendo exercícios fáceis, longe da realidade do que cai na prova, isso gera desmotivação, os professores precisam tirar o aluno da zona de conforto, a motivação tem que vir da escola, com exercícios para casa, trabalhar os conteúdos programáticos mesmo. Quando o aluno chegar da escola, precisará continuar esse estudo em casa, isso é de suma importância, segundo ela.
Use a net a seu favor. Visite bons sites, se for preciso, baixe livros que vão enriquecer as aulas dos seus professores, às vezes os livros adotados pelas escolas não são bons, pergunte os professores quais livros eles indicariam.
Resolva as questões de provas anteriores e procure ver as resoluções de questões com comentários também.
Se você tiver condição, compre materiais voltados para o Pas e/ou faça um bom cursinho.
Se tiver alguma dúvida faça parte de um grupo no Facebook da universidade que você quer estudar. Esse grupo aqui é sobre Pas/UNB.
Em suma, ESTUDE.
Tente ver com a Direção e Coordenação da escola se os objetivos e conteúdos para o Pas, Enem estão sendo ministrados em sala por todos os professores. Para ela, quando tudo isso é feito e o aluno passa na faculdade, verdadeiramente, o trabalho letivo de TODOS foi feito e o mérito será de todos. Se um não faz, prejudica não só o aluno, mas o desempenho da escola.
Thanks Stephane e Alisson, pelas dicas tão preciosas.
A Stephane, pelo esforço dela e de quem de fato a ajudou, passou na UNB para Ciências Biológicas. Novamente, Congrats, por essa conquista!
Não deixe de ver os outros posts que explicarei sobre o Sisu, Prouni....
Ótima prova a todos em 2017. Qualquer obs é só escrever no comment.
See you.
WELCOME TO MY BLOG.
I am Karlla Vieira, nice to meet you, lol. It's a pleasure to have you here at my blog. This blog was created by me when I came back from Atlanta-Georgia, in the USA, in August 2013. I studied there almost 2 months, unforgettable. This blog is a great tool to my classes.
I have worked as an English teacher since 1998 in a city in Goiás. In 2003 my family came back to Brasília where I continue teaching.
It has been so amazing to be a teacher and for me each student is a world where English can change his/her life, by the way, it changed mine, thanks God.
I hope you like it.
Karlla's trip
You can study abroad
Date
Important
Já já no blog: Business English/Life Improvements/Cooking/Culture/Grammar/Idioms/Vocabulary/Writing/Reading/Listening/Speaking